Ensino primário adota modelos inovadores de aprendizagem
No âmbito da Educação Primária, alunos estão a desenvolver habilidades de aprendizagem através da implementação de novos modelos educacionais no país.
Esta inovação, orientada para a obtenção de resultados, inspira-se na experiência japonesa e está a revolucionar o processo de ensino e aprendizagem numa aldeia da Zona de Influência Pedagógica (ZIP) do posto administrativo de Zongoene, no distrito do Limpopo, província de Gaza.
A nova abordagem consiste na criação de clubes de leitura na comunidade, organizados por zonas, onde crianças do 1.º ao 6.º ano recebem apoio de alunos que concluíram o 12.º ano, com o intuito de auxiliar e dar continuidade à educação durante os tempos livres.
Esta iniciativa surge da implementação do programa Co-Criação de Conhecimento (KCCP), promovido pela Agência Japonesa para o Desenvolvimento (JICA), no distrito de Limpopo, especificamente na Escola Primária de Macanzene, envolvendo mais de 400 alunos, incluindo alguns do subsistema pré-escolar.
A metodologia é liderada pela professora Gélsia Tembe, que recentemente beneficiou de uma formação intensiva no Japão em formulação de políticas educacionais, como parte de um projeto que levou cinquenta docentes de vários distritos a este país asiático.